Messenger Newsletters – Tudo o que você precisa saber!

As newsletters no WhatsApp, Telegram, entre outros estão mais uma vez populares nas empresas. Ótimas taxas de clique e abertura, alto engajamento e entrega quase em tempo real – fazem com que as newsletters sejam uma ação definitiva no marketing.


Esse artigo fornece a você uma visão geral sobre os seguintes pontos:

1. Porque o envio de newsletters por mensageiros é interessante para empresas?

2. O que as empresas podem fazer hoje com o WhatsApp em termos de marketing push e pull?

2.1 Marketing push com notificações WhatsApp

2.2 Marketing pull por comandos no WhatsApp

3. Quais apps de mensagem alternativos estão disponíveis para envio de newsletters?

3.1 Telegram: O mensageiro seguro para newsletters

3.2 App Notify: O mensageiro rápido e simples para newsletters

3.3 Facebook Messenger (Messenger by Meta): Newsletters por assinatura ou mensagens patrocinadas

3.4 Apple Business Chat – o serviço 360 graus

4. A estratégia de conteúdo certa para o seu newsletter por mensageiros

5. Qual é o benefício de um newsletter sem usuários – o que você deve considerar na geração de usuários


1. Porque o envio de newsletters por mensageiros é interessante para empresas?

Marketing push por meio dos apps de mensagens ainda é popular na política e nas empresas, especialmente para o e-commerce e para os meios de comunicação. Os motivos para isso são:

  • Alcance: com newsletters via mensageiros, o alcance é de aproximadamente 95% dos destinatários (mídias sociais: aproximadamente 10%)
  • Taxa de cliques: é de 35% (e-mail 3%, redes sociais 5%, banners 1%)
  • Tempo real: a mensagem push é enviada em tempo real – não há atrasos no recebimento
  • Tela de bloqueio: notificações push para newsletters por mensageiros chegam diretamente na tela de bloqueio entre outras notificações de amigos ou da família
  • Sem algoritmos: diferente de redes sociais, não há algoritmos nos apps de mensagens – as mensagens chegam as destinatários imediatamente
  • Sem filtros spam: newsletters pelos mensageiros chegam diretamente e não acabam no spam como é frequentemente o caso dos e-mails

2 . O que as empresas podem fazer hoje com o WhatsApp em termos de marketing push e pull?

2.1. Push: notificações no WhatsApp e notificações não transacionais

Como Newsletter, foram permitidas novamente desde junho de 2021!

As empresas podem enviar notificações pelo WhatsApp (“Templates”), que são mensagens pagas e dão suporte em chats gratuitos de atendimento ao cliente.

a) Ofertas especiais, recomendações personalizadas de produtos ou notícias relevantes podem ser enviadas novamente via WhatsApp.

Além disso, as empresas podem enviar novamente “Notificações não transacionais” a seus clientes desde 06/2021. No entanto, existem alguns requisitos a serem observados e não é totalmente gratuito!

💡 Todas as informações sobre as novas opções de Newsletter do WhatsApp: The wait is over: New types of WhatsApp Business messages are now available

As empresas podem enviar notificações WhatsApp. As notificações WhatsApp (“modelos de mensagens”) são geralmente mensagens push do WhatsApp cobradas, e são portanto, um suplemento ao atendimento ao cliente gratuito. Existem modelos limitados de mensagens para casos de uso especiais, como por exemplo, lembretes de consultas “Não perca sua consulta com o médico”, atualizações de reserva “Estamos felizes em atualizá-lo” ou atualizações de viagem “Seu voo agora está pronto para embarque”.

💡Saiba mais sobre as notificações WhatsApp em nosso artigo (Inglês): WhatsApp Business API What are notifications?

2 .2. Pull: o usuário inicia a comunicação

Não é mais uma questão de inundar os clientes com informações, mas de fornecer a eles as informações que realmente desejam. De preferência 24 horas por dia, 7 dias por semana através do canal que eles mais utilizam. Os clientes têm a oportunidade de recuperar o conteúdo por uma palavra-chave ou uma hashtag exatamente quando precisam no próprio WhatsApp.

💡 Bloomberg Quint: conteúdo em tempo real para o setor financeiro aumenta a relevância para os usuários

Bloomberg Quint, uma joint venture indiana da Bloomberg News e Quintillion Media, fundada em 2016, fornece para tomadores de decisão e executivos, informações relevantes sobre o mercado financeiro em tempo real por WhatsApp.

Content on demand: Bloomberg Quint offers users real-time content from the financial sector

💡Saiba mais sobre comunicação push e pull no nosso artigo (Inglês): From push to pull: The future of Messaging App Communication


3 . Quais apps de mensagem alternativos estão disponíveis para envio de newsletters?

Existem quatro alternativas para newsletters pelos mensageiros, que são relevantes para empresas e política: Telegram Messenger , app Notify , Facebook Messenger (Messenger by Meta), Apple Business Chat

3.1. Telegram: O mensageiro seguro para newsletters

O Telegram se vê como uma alternativa segura em relação ao WhatsApp e outros mensageiros. O app de mensagens anuncia em seu site o tema da segurança. “O Telegram é um app de mensagens na nuvem, tanto para uso mobile como desktop com foco na segurança e velocidade.”

Aproximadamente 400 milhões de pessoas usam o Telegram todos os meses em todo o mundo. Muitos dos usuários estão buscando uma alternativa ao WhatsApp e outros mensageiros e as empresas podem alcançar aqui um diferente público-alvo.

Empresas podem enviar newsletters pelo Telegram (inscrições similares ao WhatsApp com a ajuda de comandos) assim como os usuários estão acostumados no WhatsApp. Há uma vantagem chave no Telegram em sobre os outros apps de mensagens: usuários podem buscar e se inscrever em perfis de empresas através da função Discover.

Adicionalmente, empresas podem criar chatbots no Telegram. Esses se tornam particularmente relevantes quando se inicia um diálogo com o cliente. Por exemplo, eles podem assumir a pré-qualificação de uma solicitação e responder automaticamente a questões recorrentes.

Você pode saber mais sobre o Telegram no nosso artigo (Inglês): Messaging Apps & Brands: Telegram Messenger

3 .2. App Notify: O mensageiro rápido e simples para newsletters

Notify é um app gratuito para receber notícias de diferentes fontes de forma simples, segura, confiável e sem custos. Mais de 1.000 empresas, desde meios de comunicação a lojas online já confiam no Notify. O Notify oferece a chance de alcançar outros públicos-alvo e usuários que não usam os populares apps de mensagens e que querem receber conteúdo e estão menos interessados no diálogo.

💡Você pode ler mais sobre o app Notify no nosso artigo (Inglês): Overview: Everything you need to know about the Notify App!

3.3. Facebook Messenger (Messenger by Meta): Newsletters por assinatura ou mensagens patrocinadas

Depois do WhatsApp, o Facebook Messenger (Messenger by Meta) é o segundo app de mensagens mais popular do mundo, com aproximadamente 1,3 bilhão de usuários ativos mensais e já é utilizado com sucesso por muitas empresas conhecidas, jornais ou esportes. Se você quiser realmente alcançar uma ampla massa de usuários, o Facebook Messenger (Messenger by Meta) é a melhor alternativa ao newsletter do WhatsApp.

Facebook Messenger (Messenger by Meta) oferece para empresas duas opções para envio de notícias: mensagens por inscrição e mensagens patrocinadas

a) Mensagens por inscrição (ou broadcast messages): desde 4 de março de 2020 apenas aos sites de notícias é permitido o envio desse tipo de mensagem. Para essa alternativa de newsletters, editoras precisam se aplicar em suas páginas do Facebook ao News Page Index ou abreviado NPI. Assim que isso é feito, assinantes precisam se inscrever ativamente ao newsletter. O conteúdo não pode conter propagandas – também são permitidas informações sobre eventos ou das categorias esportes, finanças, economia e outros, assim como lembretes e rastreadores pessoais (fitness e saúde).

Exchange4media sends news as push-notifications through the Facebook Messenger

b) Mensagens patrocinadas: Facebook Messenger (Messenger by Meta) tem uma janela de atendimento ao cliente de 24 horas, isto é, dentro dessa janela de tempo a empresa pode responder as mensagens dos clientes sem custos. Fora dessa janela, mensagens do site da empresa estão sujeitas a cobrança (mensagens patrocinadas). Isso significa que as empresas podem apenas enviar mensagens patrocinadas. Mas aqui conteúdo de propaganda é permitido. Você pode apenas endereçar essas mensagens para usuários com os quais já esteve em contato antes no Facebook Messenger (Messenger by Meta).

Facebook Messenger Notification from an Indian Government

Você pode saber mais sobre o Facebook Messenger (Messenger by Meta) como alternativa ao newsletter no nosso artigo (Inglês): Messaging Apps & Brands: Facebook Messenger

3 .4. Apple Business Chat – o serviço 360 graus

O Apple Business Chat foi introduzido em 2018 e é como o iMessage (desenvolvido para comunicação pessoal), mas apenas para comunicação entre clientes/usuários e empresas. O Apple Business Chat oferece as empresas a possibilidade de entrar em contato com os clientes diretamente no app de mensagens em um aparelho iOS.

Com as notificações, as empresas podem enviar conteúdo para o cliente em tempo real. O cliente é notificado diretamente na tela de bloqueio do seu smartphone. É importante saber que as empresas não estão autorizadas a enviar apenas notificações, sem oferecer também atendimento/diálogo aos clientes.

O Apple Business Chat oferece as empresas uma ampla variedade de aplicações para ajudá-los a guiar e dar suporte em toda a jornada dos clientes. Funcionalidades integradas assim como o Apple Pay ou listas descritivas para a seleção de opções específicas, assim como categorias, tornam a experiência suave e agradável para clientes e colaboradores.

The German news format Tagesschau informs twice a day about the latest developments via Apple Business Chat

💡Saiba mais sobre o Apple Business Chat como alternativa ao newsletter em nosso artigo (Inglês): Innovative Alternatives to WhatsApp Newsletters! Nesse artigo você também pode encontrar artigos e links para outros apps de mensagens como Threema, WeChat ou Viber.


4 . A estratégia de conteúdo certa para o seu newsletter por mensageiros

Apps de mensagens como Telegram, Apple Business Chat ou Facebook Messenger (Messenger by Meta) são ideais para envio de conteúdo de forma rápida e direta. Mas porque conteúdo pertence a um newsletter por mensageiros? Porque estratégia de conteúdo, seleção de mídias, interação, timing e público-alvo são cruciais.

Mesmo depois do fim do newsletter por WhatsApp, apps de mensagens ainda oferecem um enorme potencial para todos aqueles que possuem conteúdo e querem distribuir para a sua audiência. Assim como qualquer nova mídia, a questão que surge com os apps de mensagens é: Qual conteúdo é apropriado?

💡Leia mais sobre estratégia de conteúdo para newsletters via mensageiros em nosso artigo (Inglês):  “ How to develop a working content strategy for your newsletter marketing


5 . Qual é o benefício de um newsletter sem usuários – o que você deve considerar na geração de usuários?

Você levar isso em consideração ao criar o seu newsletter por mensageiros:

  1. Posicione o seu widget onde for melhor. Seu público-alvo pode se inscrever facilmente ao seu newsletter através do widget da MessengerPeople . Comunique o widget através de todos os canais que você disponibilizou, seja online ou offline (site, assinatura de e-mail, etc.).
  2. Integre ao seu site a landing page do seu newsletter por mensageiros, onde os usuários e clientes buscam contato, suporte e informação.
  3. Configure o click-to-chat . Isso significa, por exemplo, incluir um link no seu site que direcione para a landing page do seu newsletter ou outros espaços digitais que você dispõe. Quando o usuário clica nesse link, o apps de mensagem correspondente abre diretamente. Você deve usar ou comunicar esse link em todos os lugares onde há pontos de contato. Isso inclui do seu site até os panfletos com QR codes.
  4. Um QR code vai te ajudar também. É como os usuários podem acessar o seu newsletter por mensageiros. Você pode posicionar o QR code, por exemplo, em seus produtos, faturas ou panfletos, e possibilitar assim aos clientes a inscrição ao seu newsletter diretamente através de um link click-to-chat.
  5. Use as redes sociais para promover o seu newsletter por mensageiros. Comunique o número ou use o link click-to-chat para levar as pessoas do Facebook ou Instagram diretamente para o seu serviço de mensageria. No Facebook, por exemplo, você pode chamar a atenção para o seu newsletter com vídeos curtos adicionando o link click-to-chat. No Twitter também podem ser vídeos curtos mais o link, enquanto no Instagram você deve usar o “link na Bio”.
  6. Acompanhe todos os pontos de contato que você tenha com seus clientes e considere usar esses para chamar a atenção das pessoas para o seu newsletter, de forma que você possa obter o maior número possível de pessoas no seu serviço de newsletter.

💡Saiba mais sobre como obter usuários para o seu newsletter nos mensageiros, em nosso artigo (Inglês): How to get more users into your Messenger service!


Conclusão: Comunicação push e marketing push ainda tem demanda e ainda é possível.

Os muitos exemplos de sucesso de newsletters no WhatsApp, Telegram, Notify, Apple Business Chat ou Facebook Messenger (Messenger by Meta) evidenciam isso!

Os exemplos que apresentamos nesse artigo podem ser implementados com a nossa solução de software em conformidade com as leis de proteção de dados atuais. Centenas de empresas já usam nosso software diariamente para gerenciar a sua comunicação com os clientes através dos canais de comunicação mais populares e relevantes.

Nosso software é browser-based e pode ser usado imediatamente. A abordagem unificada dos apps de mensagens do nosso software é um benefício para você e para os seus clientes. Por outro lado, seus empresa ou organização está disponível para os clientes 24/7 nos apps de mensagens mais populares, como o WhatsApp, Apple Business Chat, Facebook Messenger (Messenger by Meta), Viber ou Telegram.

Você pode usar a nossa ferramenta para processar de forma centralizada as solicitações dos clientes e pessoas interessadas a partir de vários apps de mensagens. Com a nossa solução você também pode implementar o envio de newsletters via comunicação push em canais como o WhatsApp, Notify, Facebook Messenger (Messenger by Meta), Telegram ou Apple Business Chat.

Por fim, o Chatbot Builder ajuda você e sua empresa a tornar a coleta e o processamento de dados do cliente, bem como a consultoria e as informações dos clientes de maneira mais eficiente e econômica através de automação direcionada por meio de um chatbot.

Obtenha aqui a primeira impressão do nosso produto:

By loading the video, you agree to YouTube's privacy policy.
Learn more

Load video

💡Dica: Agende agora uma demonstração online da Messenger Communication Platform . Nós vamos guiar você pelo produto e fornecer dicas de especialistas e respostas a todas as suas perguntas.


Perguntas? Simplesmente nos envie uma mensagem por WhatsApp!